Sunday, March 27, 2011



O blog Trend Coffee, especializado em moda masculina, lançou uma campanha chamada "Blogagem Coletiva" e propôs a vários blogueiros de nivel nacional e internacional, a publicarem uma postagem hoje, dia 27 de Março, relatando 'Como é ser Blogueiro?'. Eu já estou nesse ramo a cerca de três anos ou mais, então não quis ficar de fora dessa.

Como é ser blogueiro? By Jeff Carvalho.

Bem, a principio de tudo é ser dedicado. A cada minuto um novo blog é criado, como também outros milhares estão deixando suas atividades. São poucos os que se mantém 'no serviço'. Isso pelo fato de não terem um foco especializado no que seu trabalho virtual irá propor, ou pelo fato de estar sem tempo, afinal, começar a carreira de blogueiro não significa começar a ganhar dinheiro (esse benefício pode ser adquirido a longo prazo). A tarefa de blogar começa como um hobby, ou por uma paixão pela comunicação social, por ser capaz de transmitir a todos as informações que lhe são passadas, vivenciadas , ou por aquilo que vos interessa.

Ser blogueiro, no inicio de vida do blog é o máximo. Seu blog é como se fosse aquele novo brinquedo tão desejado, que você não quer largar por um segundo. Depois de algumas semanas começa a enjoar e alguns sentem a necessidade de ter um outro, mas esse não foi o meu caso. Ao invés de criar um outro (conheço pessoas que tem cerca de dez blogs), é preciso inovar o que você já tem. Seja incrementando o conteúdo, ou redirecionando para um novo público, ou customizando seu visual. Tem blogueiros que adoram dar um tapa no look do blog a cada mês, ou até mesmo a cada semana.

Uma das coisas que me disturbam em ser blogueiro, é o fato dos seus leitores pensarem em você como uma maquininha virtual, que a cada solicitação, você está de prontidão para atendê-los. Eu trabalho interagindo com meus leitores todos os dias e as vezes me sinto como se fosse essa máquina. Eles me dão as ordens: "Faça isso, Faça aquilo e agora!", "Eu já disse que queria isso e aquilo. Está demorando!". Poucos entendem que a coisa não funciona dessa maneira. Não entendem que existe uma vida real por trás do avatar que se encontra no meu perfil do blog. Blogueiro tem família, estuda, trabalha e como falei no início, para muitos a tarefa de blogar é um hobby. Ser blogueiro também é ser ousado, saber o que falar e medir cada palavra que está escrevendo. Nossas palavras formam opiniões, influenciam e também ferem os principios dos outros. Consciente ou não, é preciso ser muito cauteloso.

Ser blogueiro também é muito gratificante quando seu trabalho é reconhecido (palmas para nós!). Quem consegue atingir um grande um número de visitas e conquistar milhares de internautas, seu blog começa a se tornar uma grande referência. Já me deparei muitas vezes enquanto estava acessando redes sociais - Twitter, Orkut e Facebook - e encontrei pessoas compartilhando links do meu blog, umas com as outras. Existe coisa melhor para alimentar o ego de um blogueiro? A cantora Amy Winehouse nos dá a resposta em "Rehab": No,No,No! Ser blogueiro também é ser uma celebridade. Existem momentos em que me sinto como uma personalidade global, tá?! Eu sempre procuro ser atencioso e gentil com meus "fãs" e para quem me segue no twitter (@encartes_pop) sabe muito bem disso. Eu sigo todos os meus seguidores (são poucos os que tem essa humildade, sigam meu exemplo hein?!). Aconteceu certa vez de eu seguir um leitor que logo em seguida escreveu algo do tipo: "O Jeff do Encartes Pop tá me seguindo. OMG!". Eu achei engraçado e fiquei contente com essa reação, enfim...

Ser blogueiro é procurar ser exclusivo. Em um mundo em que "nada se cria e tudo se copia", os blogueiros estão em um verdadeiro ringue (é assim que se escreve?), lutando para estar na frente de qualquer concorrência. Ser blogueiro é procurar ser justo e lutar pelos seus direitos. Com o Encartes Pop eu tive que ser assim. Já encontrei diversas cópias genéricas de blogs que se aproveitaram da minha idéia e hoje não sou mais o único dedicado à publicação de encartes (sniff,sniff). Certo dia encontrei um blog que roubou(sem exageiros) boa parte do meu conteúdo, incluindo encartes e até a dedicatória que faço aos meus leitores. Como todo blogueiro justo deve ser, tive que recorrer às medidas legais e denunciei o referido blog plagiador, resultando na exclusão de todo material que foi plagiado (mexe com quem tá quieto!).

Como podem ver, existem diversos fatores positivos e negativos em ser blogueiro. Eu adoro o meu trabalho no Encartes Pop e sinto orgulho em dizer "Sou blogueiro". Nós temos um grande poder nas mãos, basta termos inteligência e saber como utilizá-lo. Se você tem um blog, aproveita e realiza uma postagem contando sua experiência em "Como é ser Blogueiro?". Agradeço ao Trend Coffee pela excelente iniciativa!


Como é ser blogueiro? by Lucas Tosta

Como é ser blogueiro? Uma pergunta que só nós sabemos responder não é mesmo? Confesso não ser muito ativo nisso, mas a iniciativa dos blogs é ótima, eu adoro navegar por eles, dar um pulo de um para outro e assim por diante, tanto que foi dessa maneira que eu conheci o Encartes Pop.

Não sei dar uma definição própria sobre o que é ser um blogueiro, acredito que a vontade de transmitir informações, conhecimento, entretenimento é o que movimenta o mundo dos blogs. Nós blogueiros de plantão temos a necessidade de passar tudo isso, e a internet seria o melhor canal para fazê-lo.

Um blog nada mais é do que uma extensão de nossas vidas, em meio à trabalho, escola/faculdade, família, amigos, namoros, vida social, enfim... O blog é um meio de nos comunicarmos com o grande público, milhares de pessoas acessam vários blogs a procura de vários assuntos e temos que mantê-los sempre atualizados, é uma tarefa difícil, pois todos temos obrigações com trabalho, estudo, família, etc... Mas o importante é nunca deixar o blog morrer, além de atualizações, inovar nas postagens, em layout, incluir coisas novas, tudo isso é importante para manter um blog vivo e bem acessado. E o que acredito ser mais importante, dar o feedback aos leitores, agradecendo aos comentários, críticas e procurando satisfazer sempre a vontade deles. O que seria dos blogs sem os leitores? Nada!

Bom, confesso que nem sabia dessa iniciativa do Trend Coffee, se não fosse o Jeff ter me falado e pedido para elaborar um textinho sobre o assunto. Eu nunca tinha parado pra pensar nisso, mas foi interessante para que nós pudéssemos expor e explorar mais ainda o que é ser blogueiro. Acho que consegui dar minha opinião sobre o assunto. Uma coisa posso afirmar: é muito legal ser blogueiro!

0 Comments:

Post a Comment